Socorro News

Economia de Socorro cresceu 36% de 2013 a 2015, segundo ICMS

socorro-news_economia-de-socorro
Socorro teve o melhor desempenho entre 13 municípios da região

A Secretaria da Fazenda do Governo do Estado, responsável pelos repasses de verbas oriundos dos impostos estaduais aos municípios, divulgou relatório no qual aponta o crescimento do Índice de Participação de Socorro desde 2013.

No primeiro ano, de 2013 a 2014, o município aumentou sua participação no índice em 4,10%, com um crescimento de 13,59% na receita tributária. Já no segundo exercício, de 2014 a 2015, a participação do município cresceu 6,63%, com crescimento de 10,09% na receita tributária. No acumulado, Socorro aumentou em 11% sua participação no fundo dos municípios de 2013 a 2015. Com isso, os repasses do Governo do Estado ao município aumentam.

Esse aumento da participação se deve ao crescimento do valor adicionado no período, ou seja, o resultado do cálculo entre as saídas e entradas do município. O crescimento acumulado do valor adicionado de Socorro foi de 36,81%, de 2013 a 2015, muito acima da média estadual que foi de 7,21%. O que demonstra um claro crescimento na economia de Socorro no período, em contraponto com a crise enfrentada pelo país.

Dentre 13 municípios da região, Socorro obteve o melhor resultado econômico durante o período. Alguns outros municípios enfrentaram até a diminuição de sua participação no fundo estadual.

“Estes números são estimulantes para a administração pública e, acredito que, para o empresariado socorrense, que está obtendo resultados de um trabalho sério e dedicado, que sobrepõe as dificuldades e a crise no cenário nacional” – comenta o prefeito André Bozola.

Os critérios utilizados para a apuração do índice de participação são: Valor Adicionado, População, Receita Tributária Própria e Área Cultivada. Sendo que o Valor Adicionado, ligado diretamente à atividade comercial no município, é o maior responsável pelo crescimento, com peso de 76% na apuração.

“O turismo, agricultura e setor de serviços têm papel importante nessa movimentação, atraindo cada vez mais receita para o município. Tudo isso, aliado à boa gestão dos recursos públicos, está refletido nos resultados”. – conclui o prefeito.